top of page

Dragões x Elementais. Há diferenças?

  • 7 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura



Quando observamos cuidadosamente a natureza ao nosso redor, nos deparamos com uma variedade de seres místicos e espirituais. Eles estão presentes em mitologias, folclores e lendas, assim como são percebidos através de sistemas espirituais. No entanto, é frequente a confusão entre o que é considerado um Elemental e o que é considerado um Dragão. Para compreendermos melhor essa distinção, é necessário introduzir os conceitos básicos dos Elementais.


Os Elementais são entidades que fazem parte da própria natureza. Eles são como uma extensão dos elementos em si, vivos e conscientes. Sua função primordial é manipular e controlar os elementos, buscando preservar o equilíbrio natural do mundo. Podemos enxergá-los como pequenos guardiões que zelam pelo funcionamento harmonioso da existência. Entre os principais tipos de Elementais, temos os Gnomos e Duendes associados à terra, as Fadas e Silfos ao ar, as Ondinas e algumas Sereias relacionadas à água, e as Salamandras ligadas ao fogo.


No entanto, é quando abordamos o tema das Salamandras e do fogo que surge uma confusão em relação aos Dragões. Devido à forte associação com o elemento do fogo, muitos acreditam erroneamente que os Dragões são também considerados Elementais. No entanto, essa suposição não está correta. Como já mencionado anteriormente, os Elementais são representações vivas dos próprios elementos naturais, enquanto os Dragões são seres mitológicos (ou não), separados em sua própria dimensão e egregora.


Você poderia questionar: "Mas não existem Dragões do fogo ou da terra? O que seriam eles então?"

Na verdade, são simplesmente Dragões que trabalham com maior afinidade com um elemento específico em comparação com os outros. Como exemplo disso, há Dragões que exercem seu papel como guardiões de templos e espaços, em vez de protegerem diretamente as pessoas.


É compreensível que a confusão entre esses dois conceitos seja bastante comum, no entanto, é importante não prosseguir com essa confusão. Os elementais são elementais, e os Dragões são Dragões, cada um com suas características e papéis distintos no vasto espectro da espiritualidade e do folclore.



Este texto é uma criação exclusiva de Ana Vallial, e todos os direitos estão reservados. Qualquer forma de reprodução ou uso sem autorização é expressamente proibida.

Agradeço sinceramente pela sua leitura. Espero que tenha encontrado valor nessas palavras. Se tiver algum comentário ou feedback, ficarei feliz em ouvir. Entre em contato pelo Instagram ou E-mail
Obrigada por dedicar seu tempo a este texto.

Atenciosamente,
Ana Vallial

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page